Poéticas do lago e sua superfície: o cinema de Cao Guimarães

2013; Universidade da Beira Interior, Portugal (UBI) & Universidade Estadual de Campinas, Brasil (UNICAMP); Issue: 15 Linguagem: Português

ISSN

1646-477X

Autores

Rafael de Almeida Tavares Borges, Francisco Teixeira,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Pesquisa sobre a obra do artista plastico e cineasta Cao Guimaraes, considerando, em especial, os aspectos esteticos de seus trabalhos e as implicacoes politicas latentes provenientes da forma ensaistica assumida por suas obras. O artista contemporâneo parte da escuridao de seu tempo e percebe as potencias de linguagem camufladas nos detalhes mais infimos, materiais com os quais ira trabalhar para abri-los a um novo possivel uso, a novos modos de perceber e sentir, a serem partilhados com aqueles que entram em contato com suas obras. A filmografia analisada se constituiu das seguintes obras em curta metragem: Otto – eu sou um outro (1998); The eye land (1999); Between – inventario de pequenas mortes (2000); Sopro (2000); Hypnosis (2001); Word/World (2001); Coletivo (2002); Volta ao mundo em algumas paginas (2002); Aula de anatomia (2003); Nanofonia (2003); Concerto para clorofila (2004); Da janela do meu quarto (2004); Atras dos olhos de Oaxaca (2006); Quarta-feira de cinzas (2006); Peiote (2007); Sin peso (2007); El pintor tira el cine a la basura (2008); Mestres da gambiarra (2008); Memoria (2008); O sonho da casa propria (2008); O inquilino (2010). Ja em longa-metragem temos: O fim do sem fim (2001); Rua de mao dupla (2002); A alma do osso (2004); Acidente (2006); Andarilho (2006) e Ex isto (2010). Uma especie de cartografia de suas poeticas – aqui denominadas poeticas do lago e sua superficie – e o que buscamos realizar no âmbito desta pesquisa por meio da construcao de um percurso analitico junto a obras de Cao Guimaraes.

Referência(s)