Ir direto para menu de acessibilidade.
Inicio contedo da pgina

Informativos


Divulgação Científica

Periódico britânico publica artigo de autoria brasileira sobre força muscular e risco de câncer


Segunda, 22 Junho 2020

O artigo foi publicado pelo British Journal of Cancer (Imagem: BJC | Springer Nature)A revista científica British Journal of Cancer, disponível no acervo do Portal de Periódicos CAPES, publicou um estudo inédito sobre exercício de força muscular e risco de câncer. O artigo Epidemiology Resistance training and total and site-specific cancer risk: a prospective cohort study of 33,787 US men, feito em parceria com a Universidade de Harvard, conta com autoria dos cientistas brasileiros Leandro Rezende e José Eluf-Neto, além de pesquisadores de outras nacionalidades.

De acordo com o novo estudo, o exercício de força muscular pode reduzir alguns tipos de câncer, particularmente de bexiga e rim. Nos últimos anos, a atividade física tem recebido destaque na literatura científica pelo seu papel na prevenção de vários tipos de câncer. “Estudos sugerem que a atividade física reduz o risco de sete tipos de câncer (mama, cólon, endométrio, estômago, esôfago, rim e bexiga). No entanto, ainda não é claro qual o tipo de atividade mais eficaz para redução do risco”, analisa Rezende.

Os autores utilizaram dados do levantamento Health Professionals Follow-up Study para investigar se a realização de exercícios de força muscular – comumente praticados em academias, estúdios de treinamento funcional e crossfit – está associada com menor risco de câncer. “Os participantes foram acompanhados entre 1992 e 2014, período em que responderam questionários bienais sobre a frequência semanal média de exercício de força muscular ao longo do ano, além de outros fatores de risco e proteção para câncer”, pontua o pesquisador.

A conclusão foi que exercícios de força muscular não estão associados com menor incidência total de câncer. No entanto, segundo Leandro Rezende, “foi possível observar uma redução de 20% no risco de câncer de bexiga e 23% no câncer de rim para cada hora de aumento de exercício de força muscular semanal”.

Os pesquisadores ainda observaram que a combinação entre exercícios de força muscular e atividades aeróbicas apresentou maior redução no risco de câncer de rim. “Os resultados oferecem indícios de que o exercício de força muscular também pode ser um aliado na prevenção do câncer”, sintetiza o cientista.

Acesso pelo Portal de Periódicos CAPES
Para os interessados no tema, o artigo completo está disponível neste link. A revista científica British Journal of Cancer é acessível pelo link buscar periódico do Portal, por meio da inserção do nome ou do código ISSN 0007-0920 no campo de busca. Os usuários também podem consultar o suplemento do título (British Journal of Cancer Supplement – ISSN 0306-9443), que abriga o conteúdo publicado entre 1973 e 1996.

A publicação está entre os periódicos gerais sobre câncer mais citados, onde o público encontra avanços significativos na pesquisa translacional e clínica da doença. Também é possível consultar análises e comentários sobre todos os aspectos de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer.

O British Journal of Cancer acolhe pesquisas de todos os tipos de câncer e é dividido em seis categorias: biologia celular e molecular, estudos clínicos, epidemiologia, genética e genômica, terapêutica translacional e diagnóstico molecular.

O Portal de Periódicos autoriza a reprodução parcial ou total de seus textos informativos desde que seja citada a fonte: "Portal de Periódicos CAPES"



Informativos relacionados

  • 18.03.20
  • 00:03
Relatório revela diferença entre gêneros na pesquisa e inovação
No Brasil, há registro de uma das melhores proporções de equidade do mundo, com cerca de 155 mil mulheres contra 195 mil homens. O relatório está disponível para download gratuito
  • 26.12.19
  • 00:12
Programa seleciona 486 professores para curso nos EUA
Em parceria com a Comissão Fulbright, a CAPES vai selecionar professores de língua inglesa para um curso intensivo de seis semanas em universidades dos EUA
  • 01.11.19
  • 00:11
Brasil registra 168 mil mortes por ano atribuíveis ao excesso de peso e à obesidade
Novo estudo tem autoria de ex-bolsista da CAPES e foi publicado pela revista científica Preventing Chronic Disease, disponível no acervo do Portal de Periódicos
  • 25.10.19
  • 00:10
Bolsista da CAPES descobre fóssil de mamífero
A descoberta foi feita ao analisar pegadas primitivas do período cretáceo. O trabalho do cientista Pedro Victor Buck está disponível no acervo do Portal de Periódicos
  • 16.10.19
  • 00:10
Clima afeta sentimentos das pessoas sobre determinadas cores
Segundo um novo estudo, o ser humano está mais propenso a associar amarelo à alegria quando vive em países mais frios e chuvosos. Artigo sobre o tema está disponível na Science
Fim do contedo da pgina