Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Ir direto para menu de acessibilidade.
Inicio contedo da pgina

Notícias


Divulgação Científica

Teoria final de Stephen Hawking sobre a origem do universo está disponível no Portal de Periódicos


Quarta, 09 Maio 2018

Teoria final de Stephen Hawking sobre a origem do universo está disponível no Portal de Periódicos (Foto: Reprodução)A morte do físico britânico Stephen Hawking, em 14 de março deste ano, foi lamentada em todo o mundo. Um dos mais consagrados cientistas da atualidade, Hawking derrubou teorias físicas, popularizou mistérios da ciência e mudou a maneira como as pessoas entendem o cosmo. Mesmo após sua despedida, o cientista permanece contribuindo com a física com sua teoria final sobre a origem do universo. A versão pré-print do trabalho está disponível para a comunidade acadêmica brasileira em base pesquisável no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Desenvolvido em colaboração com o pesquisador belga Thomas Hertog, o trabalho é baseado na teoria das cordas e prevê que o universo é finito e muito mais simples do que dizem as várias teorias usuais sobre o Big Bang. As ideias começaram a ser divulgadas no ano passado, em uma conferência da Universidade de Cambridge em homenagem ao 75º aniversário de Hawking.

“A teoria usual de inflação eterna prevê que globalmente o nosso universo é como um fractal infinito, com um mosaico de universos de bolso separados por um oceano inflável”, disse Hawking na ocasião. “As leis locais de física e da química podem diferir de um universo de bolso para outro, que juntos formariam um multiverso. Mas eu nunca fui fã do multiverso. Se a escala de diferentes universos no multiverso é grande ou infinita, a teoria não pode ser testada”, explicou o cientista.

De acordo com Thomas Hertog, “quando traçamos a evolução do nosso universo de trás para a frente no tempo, chegamos ao limiar da inflação eterna, onde a nossa noção comum de tempo deixa de ter significado”. É a isto que se resume a última ideia que Stephen Hawking assinou antes de morrer e que contrariava, inclusive, uma ideia que ele próprio apresentou há muitos anos, quando defendeu a “teoria sem fronteira”, segundo a qual, recuando no tempo, o universo começava a encolher-se e fechar-se-ia numa esfera. “Agora estamos a dizer que há um limite no nosso passado”, concretiza Hertog.

O pré-print do artigo A Smooth Exit from Eternal Inflation? está disponível na plataforma arXiv.org. A base, pertencente à Universidade Cornell (EUA), é um serviço de e-prints nas áreas de física, matemática, ciência da computação, biologia quantitativa, finanças quantitativas, estatística, engenharia elétrica, ciência de sistemas e economia. O conteúdo pode ser acessado por meio do link buscar base do Portal de Periódicos. Outra alternativa é localizar a pesquisa na opção buscar assunto.

A revista científica à qual o trabalho foi submetido, Journal of High Energy Physics (ISSN 1126-6708), igualmente faz parte do acervo da biblioteca virtual da CAPES e pode ser acessada pela página buscar periódico. Entretanto, o artigo ainda não está disponível na íntegra no site da publicação. Os usuários do Portal têm também a possibilidade de acessar outros trabalhos de Stephen Hawking pela opção buscar assunto, onde é possível encontrar diversos documentos de autoria do físico ou sobre sua obra.

Tanto a base arXiv.org quanto o periódico Journal of High Energy Physics são de acesso aberto. Dessa forma, estão disponíveis para toda a comunidade acadêmica, incluindo usuários que não integram as instituições participantes do Portal de Periódicos.

Com informações do jornal Observador

A reprodução parcial ou total de notícias é autorizada desde que seja citada a fonte: "Portal de Periódicos da CAPES”

Alice Oliveira dos Santos


Notícias relacionadas

  • 12.03.19
  • 00:03
Pesquisa brasileira aponta benefícios do extrato de jabuticaba na prevenção de doenças
Publicado pelo Journal of Functional Foods, o estudo mostra como pesquisadores obtiveram uma grande quantidade de compostos bioativos da casca da fruta em um pequeno volume de extrato
  • 15.02.19
  • 00:02
Metade dos oceanos mudará de cor até o final do século 21
De acordo com pesquisa publicada pelo Nature Communications, as cores dos oceanos tendem a ser intensificadas, sendo que áreas azuis devem ficar mais azuis, enquanto as verdes vão ficar ainda mais verdes
  • 12.02.19
  • 00:02
Estudo aponta riscos para sobrevivência do tamanduá-bandeira
Pesquisa realizada por bolsista da CAPES foi publicada no periódico Biological Conservation
  • 31.01.19
  • 00:01
Geólogos observam movimentações inesperadas no campo magnético da Terra
Especialistas estão prestes a publicar a atualização do Modelo Magnético Mundial – que deveria ser alterado somente em 2020. Artigo sobre o tema está disponível no periódico Nature
  • 29.01.19
  • 00:01
Dislexia é tema de artigo inédito no Brasil
Produzido pelo Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul, o artigo é o primeiro com dados coletados no Brasil, com neuroimagem funcional sobre a população disléxica
Fim do contedo da pgina