Informativos


Acervo

Novembro Azul chega para a conscientização masculina do câncer de próstata


Quinta, 04 Novembro 2021

Mãos de homem segurando um laço azul.O mês de novembro representa o cuidado com a saúde masculina. É o mês de conscientização do câncer de próstata. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), 21,25% dos novos casos entre os homens são de câncer de próstata.

O Novembro Azul teve início em 2011, uma iniciativa do Instituto Lado a Lado pela Vida. O objetivo é o de alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele, segundo o site bvsms.saude.gov.br.

O câncer de próstata atinge 1 a cada 8 homens no país, e é a segunda principal causa de morte da população masculina, atrás apenas do câncer de pulmão, o que mais mata no mundo, de acordo com informações do site gq.globo.com. Outro dado importante a ser destacado é que foram diagnosticados 68.220 novos casos de câncer de próstata e cerca de 15 mil mortes/ano em decorrência da doença no Brasil, para cada ano do biênio 2018/2019, o que representa 42 homens morrendo por dia em decorrência da doença e aproximadamente 3 milhões convivendo com ela, segundo informações do Inca.

A prevenção e o tratamento adequado são ações que podem diminuir as estatísticas e dar qualidade de vida à população masculina. Mais informações sobre sintomas, fatores de risco, prevenção e tratamento podem ser encontradas no site bvsms.saude.gov.br.

 

Conteúdos disponíveis no Portal de Periódicos da CAPES

É possível ampliar o conhecimento sobre Novembro Azul ou câncer de próstata no Portal de Periódicos. O acervo científico possui uma diversidade de informações sobre os temas. Ao pesquisar em Assunto utilizando a palavra-chave “Novembro Azul” ou “câncer de próstata” surge uma gama de opções de conteúdo que ampliarão o conhecimento dos interessados.

Periódicos, artigos, resenhas e teses são alguns exemplos de informação científica disponibilizados no Portal de Periódicos que englobam os temas. Os usuários das instituições participantes têm acesso há mais de 50 mil periódicos em texto completo. Um mundo de informação científica à disposição para ser consultado e explorado. 

As bases de dados a seguir fazem parte do acervo do Portal de Periódicos e abrangem as áreas do conhecimento em Medicina: American Society for Nutrition (ASN), Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL), Medline Complete, Cell Press Collection; Clinics Collection; Annual Reviews; Royal Society Journals; Cochrane Clinical Answers (CCA); Cochrane Library; ACS Journals Search; Bentahm Science; British Medical Journals (BMJ); Association of Clinical Scientists; Emerald Insight; Proceedings of the National Academy of Sciences e SAGE Journals Online. É necessário utilizar a opção “Buscar base” para consultá-las. 

 

Com informações: bvsms.saude.gov.br; gq.globo.com 

Verifique o conteúdo do Portal de Periódicos disponível para sua instituição

A reprodução dos informativos é autorizada com citação de fonte: “Portal de Periódicos da CAPES”



Informativos relacionados

  • 09.11.21
  • 00:11
Inteligência artificial pode ler eletrocardiogramas
Meta-Referência: Antônio Horta Ribeiro aplica IA em pesquisas de para otimizar análise de exames cardiológicos
  • 29.10.21
  • 00:10
Em 31 de outubro, os poetas brasileiros são os protagonistas
Neste dia é comemorado o dia nacional da poesia
  • 27.10.21
  • 00:10
Geologia explica origem do petróleo na Bacia do Ceará
Bolsista da CAPES realizou estudo para investigar a evolução geológica e o processo de geração do petróleo e gás
  • 25.10.21
  • 00:10
Obesidade diminui nutrientes do leite materno
Estudo aponta que leite materno de mães obesas possui menores concentrações de compostos lipídicos, essenciais para o desenvolvimento do cérebro de bebês
  • 22.10.21
  • 00:10
Autismo no Brasil atinge 2 milhões de pessoas
O Transtorno do Espectro do Autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento, caracterizado por padrões de comportamento e atinge cerca de 70 milhões de pessoas no mundo