Informativos
Pesquisa alerta para possíveis riscos do jejum intermitente
Pesquisa da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), financiada pela CAPES, identificou possíveis riscos do jejum intermitente. Os experimentos demonstraram que o ato de intercalar longos períodos de jejum com de alimentação pode causar danos a células cerebrais e intestinais. Por outro lado, constatou-se efeito antidepressivo e redução de ansiedade.
Jailane Aquino, Professora do Departamento de Nutrição da UFPB, idealizou e coordena o projeto que investiga potenciais benefícios e malefícios da prática. Ela coordena o Laboratório de Nutrição Experimental UFPB no qual são realizados os experimentos. “Muitas pessoas estão fazendo o jejum sem acompanhamento e os resultados são controversos”, explicou.
Em laboratório, ratinhos saudáveis foram divididos em quatro grupos: com jejum e exercícios aeróbicos, sem jejum e com exercícios aeróbicos, com exercícios aeróbicos e sem jejum e sem exercícios aeróbicos e sem jejum. Os que jejuaram e se exercitaram apresentaram redução de ansiedade. Todos que jejuaram apresentaram efeito antidepressivo.
As reações adversas, no entanto, se destacaram. “O que mais nos surpreendeu foram danos em neurônios e nas vilosidades do cólon dos ratos. Poucos estudos apontam os efeitos negativos do jejum, especialmente em se tratando de animais ou pessoas sadias”, afirma Jailane.
Os estudos resultaram em um artigo na revista internacional Journal of Affective Disorders, publicado pela editora Elsevier. Naís Soares, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Nutrição da UFPB com bolsa da CAPES, é a principal autora. A publicação é parte do trabalho de conclusão de seu mestrado, também financiado pela Fundação.
No doutorado, Naís continua a avançar na pesquisa. “Os resultados servem como alerta, mas ainda são necessários estudos clínicos bem controlados, com humanos já adeptos dessa intervenção, para que se possa confirmar se esses danos também ocorrem em humanos e, caso ocorram, quanto tempo leva para isso ocorrer”, explicou. E enfatizou: “É sempre de extrema importância o acompanhamento de um nutricionista quando for iniciar essa intervenção, para garantir que o protocolo seja feito de forma correta e segura.”
Journal of Affective Disorders disponível no Portal de Periódicos da CAPES
O conteúdo pode ser encontrado no acervo do Portal de Periódicos por meio da opção Buscar periódico. Journal of Affective Disorders faz parte da base de dados Science Direct Journals da editora Elsevier. Para visualizar as coleções disponíveis, é necessário entrar na opção buscar base e digitar o nome da editora. A Elsevier participa dos treinamentos do Portal de Periódicos da CAPES. Para mais informações clique aqui.
Legenda das imagens:
Imagem 1: Jailane Aquino é idealizadora e coordenadora do projeto que identificou possíveis riscos do jejum intermitente (Foto: Arquivo pessoal)
Imagem 2: Imagem descreve o dia a dia dos testes com os ratos em laboratório (Foto: Arquivo Pessoal)
Imagem 3: Naís Soares foi bolsista da CAPES no mestrado e é no doutorado; em ambas as etapas, estudando o jejum intermitente (Foto: Arquivo pessoal)
Com informações: CCS/CAPES
Verifique o conteúdo do Portal de Periódicos disponível para sua instituição
A reprodução dos informativos é autorizada com citação de fonte: “Portal de Periódicos da CAPES”
Informativos relacionados
- 09.11.21
- 00:11
- 04.11.21
- 00:11
- 29.10.21
- 00:10
- 27.10.21
- 00:10
- 25.10.21
- 00:10